Relatório de Biologia Celular aula prática
ABRIL - 2013
1. INTRODUÇÃO
Apresenta-se aqui, o relatório da aula prática da disciplina de Biologia Celular, realizada no laboratório de Biologia da União de Ensino Superior de Campina Grande - UNESC, que ocorreu em 09 de abril de 2013, na presença do titular da disciplina e da turma do curso de Enfermagem – Bacharel, 1º semestre 2013.1.
2. OBJETIVO GERAL
Reconhecer a estrutura morfológica da Glândula Parótida e do Disco Intervertebral por meio do uso de lâminas de microscópio.
3. REVISÃO DE LITERATURA
A glândula parótida é uma glândula salivar, exócrina, responsável por secretar saliva, um fluído que possui funções digestiva, lubrificantes e protetoras.
Ela é uma glândula acinosa composta, sua porção secretora é formada exclusivamente por células serosas, contendo grânulos de secreção ricos em proteínas e alta atividade de amilase. Esta atividade é responsável pela hidrólise de grande parte dos carboidratos ingeridos. A digestão é iniciada na cavidade oral (boca) e continua-se por um breve período de tempo no estômago, até ocorrer a acidificação do bolo alimentar pelo suco gástrico e uma considerável queda na atividade da amilase.
Assim como em outras glândulas salivares, o tecido conjuntivo contém muitos plasmócitos e linfócitos. Os plasmócitos secretam a IgA, que dá origem à um componente secretor sintetizado pelas células acinares, células dos ductos intercalares e estriados. O complexo secretor rico em IgA (SIgA) é liberado na saliva, sendo resistente à digestão enzimática e constituindo-se num mecanismo de defesa imunológica contra patógenos da cavidade oral.
Disco