Relatório de avaliação econômico-financeira Vale
Relatório de avaliação econômico-financeira
Data-base: 31 de dezembro de 2013
I – Dados históricos:
Empresa é uma sociedade anônima de capital aberto que tem como atividade preponderante a pesquisa, produção e comercialização de minério de ferro e pelotas, níquel, fertilizantes, cobre, carvão, manganês, ferro-ligas, cobalto, metais do grupo de platina e metais preciosos, além disso atua nos ramos de energia, logística e siderurgia.
II – Análise do Mercado
O Brasil atualmente é visto com o uma das principais fronteiras minerais do planeta – fato que tem estimulado a entrada de novos investidores e que contribuiu para o aumento significativo da produção na ultima década que impulsionou o setor em aproximadamente 600%. Estudo divulgados em 2011 apontam que a tendência é que os investimentos neste setor aumentem em mais de 100% até 2014. Tamanha pujança se deve a estudos internacionais que indicam que nos próximos 25 anos o consumo de minerais irá superar o total já consumido pela humanidade até os dias atuais, devido às grandes obras de infra-estrutura que se concentram pelo mundo inteiro.
A combinação destes fatores entre demanda e investimentos pode propiciar a criação de grandes gigantes no setor, assim como hoje existe a Vale, empresas do mundo todo estão de olho no setor mineral do Brasil. Segundo especialistas o Brasil possui enorme potencial mineral ainda inexplorado, pois apresenta apenas 18% do subsolo brasileiro mapeado.
Porém um dos principais fatores que marcam o mercado de mineração é a volatidade e influencia que este sofre pelas alterações no mercado mundial. Depois de anos crescimento impulsionados, principalmente, pelo crecimento dos mercados asiaticos o ano de 2012 apresentou uma forte retração, principalmente pela crise mundial que assola o mercado americano, a Europa e que começa a atingir a China, os maiores consumidores de minério no mundo, isso fez com o que preço praticado pelo no minério no mercado ficasse