Relatório de aula de fitness - Body Attack
Escola Superior de Desporto de Rio Maior
7/11/2014
Aula de grupo – Body Attack
Ginásio Mais Fitness – Torres Vedras
Catarina Santos Silvestre
Nº 140518030
Para realizar este trabalho optei pela modalidade de fitness designada por Body Attack, no ginásio Mais Fitness em Torres Vedras, onde assisti a uma aula de 30 minutos.
Ao longo da aula fui acompanhada por um instrutor do ginásio que me fez uma breve introdução desta modalidade e fiquei a saber um pouco mais sobre esta. É uma modalidade inspirada no atletismo e semelhante à aeróbica, onde são realizados exercícios de resistência, musculação e alongamentos e que desenvolve a resistência cardiorrespiratória, sendo uma atividade de grande gasto calórico devido à sua intensidade.
É uma modalidade que apresenta diversas fases, começando pelo aquecimento que tem uma duração de seis minutos, aproximadamente, sendo este o momento em que o instrutor introduz alguns passos base e avalia o nível da sua turma. Nesta fase pude observar esses passos e foram eles, o step touch (passo toque) e o duplo step touch, o leg curl (flexão e elevação da perna), o skip e o grape vine, estando, assim, concluído o aquecimento e os alunos preparados para a fase seguinte.
Na passagem de uma fase para a outra, a transição é feita com corrida sem sair do lugar.
Segue-se então a parte fundamental da aula e entramos numa fase de intensidade combinada, que é aplicar aos passos anteriormente realizados os membros superiores, fortalecendo também estes. É neste momento da aula que o instrutor introduz novos passos de maior intensidade, o pony e o pendulum (pêndulo).
Aqui há novamente uma fase de transição com corrida e é feita uma paragem de breves minutos da coreografia para realizar flexões e abdominais.
Ainda nesta fase, os alunos têm uns minutos de corrida, intervalados com exercícios de grande intensidade. Estes exercícios são, salto com elevação de um joelho,