Relatório de Agregados
Data de entrega: 03/10/2014
TOLEDO – PR
RESUMO
O presente relatório apresenta as atividades realizadas em laboratório na disciplina de Materiais da Construção Civil B. No mesmo são abordados os métodos e procedimento utilizados para a dosagem de concreto, de forma empírica e experimental.
Neste trabalho foram confeccionados concretos com diferentes tipos de traços, além da realização ou não do adensamento nos corpos de prova visando suas comparações. No decorrer do trabalho será relatado sobre a moldagem e cura dos corpos de prova, do ensaio de resistência nos corpos de prova além de avaliar outras propriedades como a absorção de umidade por imersão e absorção de umidade por capilaridade em função das decorrentes relações de água/cimento empregadas. Por fim serão analisados e discutidos os resultados e os métodos empregados.
Palavras chave: concreto, corpos de prova, diferentes traços.
1. INTRODUÇÃO
O concreto é o segundo material mais consumido no mundo atualmente só perde para a água. Teve sua origem com os romanos mas só teve sua legitima importância vista no século XIX .Na construção civil é o material mais utilizado, por isso é objeto de estudo constante. O concreto é constituído da mistura em proporção adequada de aglomerantes, agregados e água. Pode ter seu uso junto a outro elemento como o aço formando o concreto armado.
Como já dito por ter seu uso em grande escala faz se necessário o controle de suas propriedades. Tais propriedades podem ser vistas em ensaios laboratoriais nos quais realizamos como absorção, resistência, comportamento, aparência dentre outras. A confecção realizada em campo (obras) não tem grande controle como a que executamos em laboratório, onde podemos criar situações perfeitas para o material, por isso estudos nessa área são tão importantes para a qualidade do material. A composição do concreto antes da sua utilização deve ser avaliada