relatório completo de física
L12- Tratamento de Dados
L13- Propagação de Incertezas
Keiti Pereira Vidal de Souza
O trabalho se baseia em três relatórios, sendo que os laboratórios dependem um do outro. No primeiro (L10) o objetivo era aprender a obter medidas no paquímetro e no micrometro, de forma, a saber, suas incertezas. No (L12) aprendemos como chegar ao valor mais exato das medidas obtidas com o micrometro e o paquímetro de forma a chegar a um valor dentre os ‘n’ valores obtidos. Já no (L13) aprendemos a como usar as incertezas dos instrumentos aplicadas em fórmulas e propagar suas incertezas, de forma a chegar à incerteza de uma fórmula ou uma conta. Portanto juntando o conhecimento sobre os três laboratórios conseguimos obter medidas, buscar o valor mais preciso dentro destas medidas, e no final aplicar esse valor dentro de alguma fórmula, analisando também a influência da incerteza da medida dentro da conta.
Palavras-chave: Medidas, incertezas, paquímetro, micrometro, volume.
1. Introdução
L10 – No laboratório 10, tivemos de aprender a usar o paquímetro e o micrometro, de forma a conseguir aferir medidas com cada instrumento com alta precisão. Foram coletadas 14 medidas para o diâmetro das esferas de chumbo e de aço.
L12 - No laboratório 12, aprendemos a escolher o melhor valor para o diâmetro de cada esfera, qual o melhor instrumento de medição para cada esfera, e ainda calculamos o erro da medida que pode ser considerado como sua incerteza.
L13 – No laboratório 13, usamos os valores calculados no L10 e L12 para calcular o volume de cada uma das esferas e a densidade do material de cada uma delas, sendo que para esse cálculo tivemos de usar as contas de propagação de incertezas de modo que calculamos primeiramente o volume e depois sua respectiva incerteza. Após o cálculo do volume usamos o mesmo para chegar à densidade de cada esfera, fazendo para esta o mesmo cálculo da incerteza da densidade.
Por mais que o cálculo da densidade pareça