RELATÓRIO CIENTÍFICO
A polaridade de uma ligação é medida de acordo com seu momento dipolar (µ). O momento dipolar é dado pela multiplicação entre a carga elétrica (δ) situada em cada átomo e a distância (d) entre eles: μ = d . |δ|
O momento dipolar é uma grandeza vetorial (apresenta módulo, direção e sentido), indicado por seta que passa pelos núcleos atômicos e é orientado no sentido do polo positivo para o negativo. Dois fatores importantes a serem considerados na determinação da polaridade de uma molécula são a eletronegatividade dos átomos participantes da ligação e a geometria da molécula. Exemplificando, a molécula de água é polar pelo fato de que há um compartilhamento desigual dos elétrons entre o átomo oxigênio e os átomos de hidrogênio. Isso se deve porque os elétrons se concentram mais sobre átomo de oxigênio, uma vez que ele é muito mais eletronegativo do que os de hidrogênio. Outro exemplo é o metano que é considerado apolar
(antônimo de polar) porque o carbono compartilha os elétrons quase uniformemente com os hidrogênios, uma vez que a diferença de eletronegatividade é pouca.
Os detergentes são compostos por moléculas orgânicas de alto peso molecular, geralmente sais de ácidos sulfônicos. Cada uma de suas extremidades apresenta carácter polar diferente.
Um lado é apolar (hidrofóbico), enquanto o outro é polar (hidrofílico). Essas extremidades possuem propriedades coligativas diferentes. Enquanto uma possui afinidade pela água (polar) a outra possui afinidade com gorduras e outras substâncias não solúveis (apolares). Essa interação resulta em uma estrutura conhecida como micela (algo como uma almofada com milhares de alfinetes espetados), que remove a sujeira, auxiliando na limpeza.