Relatório aula de campo de zoo II
Secretaria de Estado e Ciência Tecnológica e Superior
Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso
Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas
Campus universitário de Alta Floresta
Departamento de Biologia
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE ZOOLOGIA II
Armadilha de queda (pitfall traps).
Alta Floresta-MT
2012
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus universitário de Alta Floresta
Departamento de Biologia
Carmino Emidio Júnior
Luis Fernando de Farias
Juciane Aparecida Focas Leite
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE ZOOLOGIA II
Armadilha de queda (pitfall traps).
Alta Floresta-MT
2012
Introdução
O filo Arthropoda (arthros = articulado + poda = pé) contém a maioria da biodiversidade existente e estão nesta categoria os insetos, crustáceos, aranhas, escorpiões, centopéias e outros animais menos conhecidos (Universidade Castelo Branco, 2007). De acordo com os dados da Universidade Castelo Branco (2007) é um dos filos mais importantes ecologicamente, pois domina todos os ecossistemas terrestres e aquáticos em número de espécies, de indivíduos ou ambos.
Ainda de acordo com a Universidade Castelo Branco (2007) estão descritas cientificamente mais de um milhão de espécies de artrópodes (mais de 890.000 espécies apenas, segundo outros autores), ou seja, mais de 4/5 de todas as espécies existentes, desde formas microscópicas do plâncton, com menos de um quarto de milímetro, até animais de grandes dimensões.
Dentre os arthropodas os insetos constituem o grupo de animais dominante no mundo hoje (TRIPLEHORN & JOHNSON, 2005), sendo três vezes maior que todos os outros grupos animais combinados (RUPERT & BARNES, 1996). O número de espécies descritas é estimado em aproximadamente um milhão (DELVARE & AVERLENC, 1989; GALLO et al., 2002), sendo estas classificadas em 32 ordens e estimadas em 762 famílias (DALY et al.,