Relatório - 1ª lei de ohm
2012
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELA
Resumo
A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de elétrons e é formada quando há uma diferença de potencial num fio condutor. Neste movimento, os elétrons livres passam a colidir entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Quando este movimento fica sujeito a uma oposição, encontram certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem de corrente no condutor. Para determinar essa resistência elétrica nos condutores, semicondutores e isolantes, no inicio do século 19, descobriu-se duas leis, que são conhecidas como leis de Ohm, as quais serão nosso objeto de estudo experimental.
1.0 Objetivo
Verificação experimental da primeira lei de Ohm.
2.0 Introdução
A Primeira Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm (1787 – 1854), indica que a diferença de potencial (U) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (i) se mantida a temperatura constante, isto é:
(1)
onde R é a resistência elétrica do resistor. Os resistores que obedecem à Lei de Ohm (U=R.i), com R constante, são denominados resistores ôhmicos.
No Sistema Internacional, a unidade de resistência é o ohm, simbolizado por Ω.
ou seja, “um resistor possui resistência de 1 ohm quando, ao ser submetido à tensão de 1 volt, é percorrido por uma corrente de intensidade 1 ampère”.
3.0 Materiais Utilizados - 01 Voltímetro (Wavetek 27XT)
-01 Amperímetro (Wavetek Meterman 235)
- 01 Potenciômetro
- 01 Resistência (Marrom, vermelho, vermelho, ouro)
-01 Resistência (Amarelo, violeta, laranja)
- Pilhas e suporte
4.0 Esquema do Aparato Experimental
Figura . Esquema do aparato experimental
1