Relatoriofpcervejatripelpronto

3872 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE QUÍMICA
FUNDAMENTOS DE PRODUÇÃO DE CERVEJA

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

ALUNOS/ MATRÍCULA:
Alessa Leite Alves Siqueira – 09/01370651
Jéssica Ponce Leon – 13/0116203
Mateus Silva de Almeida – 10/0017746
Nayara Rossi Britida Silva – 12/0019710
Patrícia Alves do Nascimento – 10/0054773

2/2014

1. INTRODUÇÃO
A cerveja é uma das mais antigas bebidas do mundo. Não existe uma precisãoem dizer quando a cerveja foi descoberta, mas pode se dizer que o processo de fermentação é conhecido do homem há mais de 10.000 anos.
A primeira evidência concreta da cerveja remota a 4000 anos a.C. na
Mesopotâmia, onde receitas na forma de hieróglifos e pictogramas foram encontradas.
A Idade Média trouxe para o mundo atual o sabor característico da cerveja que consumimos hoje. Os Gauleses passaram a fabricá-la com malte, e os monges descobriram o lúpulo como conservante natural.
No século XIX, a técnica de fabricação de cerveja ganhou grande impulso com as descobertas científicas do francês Louis Pasteur, do alemão Carl Von Linde e do dinamarquês Emil Christian Hansen. Pasteur conseguiu identificar, ao microscópio, as leveduras responsáveis pela fermentação da cerveja, bem como os fungos e bactérias responsáveis pela sua deterioração. Pasteur, ainda, descobriu a pasteurização, processo através do qual se conserva por mais tempo os alimentos, submetendo-os a aquecimento e posterior vedação hermética. Linde desenvolveu as modernas técnicas de refrigeração a base de amônia, possibilitando a fabricação de cerveja de baixa fermentação o ano inteiro. Hansen, por sua vez, distinguiu os vários tipos de leveduras, originando as famílias Lager e Ale.
A fabricação de cerveja tem como matéria-prima principal o malte, água, lúpulo e levedura. Estes quatro ingredientes estabelecem a Lei da Pureza Alemã, onde somente estes quatro ingredientes são aceitos para a produção de cerveja. Entretanto esta lei não é aplicada para todas as cervejas, senão,

Relacionados