relatoriocircuitos2
466 palavras
2 páginas
BLOCO 2 – RESPOSTA EM FREQUÊNCIABloco 2 – Unidade 1: Circuito RL
1 Objetivos
Analisar o comportamento de um circuito RL com a variação da freqüência. Capacitar o aluno a fazer o diagrama de Bode e interpretá-lo.
2 Circuito para Experimentação
1 Com os componentes disponíveis no laboratório, propor um circuito elétrico RL contendo um indutor e um resistor, de tal forma que os terminais de saída do circuito sejam os terminais do resistor.
2 A partir das equações diferenciais do circuito, obter a função de transferência do sistema (em dB), com os valores de R e L definidos.
3 Simular o circuito proposto no EWB utilizando o gerador de funções e o osciloscópio. Devem ser avaliadas no osciloscópio a tensão de entrada e a tensão no resistor (tensão de saída) para pelo menos três valores distintos de freqüência (freqüência de corte, uma década abaixo dessa e uma década acima).
4 Fazer uma tabela de dados com os dados simulados nas três frequências.
Tabela de Dados
Frequência
(rad/s) f (Hz)
Vi (V)
V0 (V)
Vo/Vi
Ganho (dB)
∆t (ms)
0-i
C/10
Freqüência de corte - C
10C
5 Traçar o diagrama de Bode (módulo e ângulo) utilizando o EWB ou o MatLab, analisando o resultado tendo em vista os dados obtidos na tabela.
3 Análise de Resultados
1 Faça uma análise qualitativa do circuito proposto, mostrando porque ele funciona como um filtro passa-baixa.
Quando se tem uma frequência baixa, tendendo a zero, o ganho se aproxima de 1, pela formula de ganho. Sendo assim, a forma de onda não sofre alteração de amplitude, tendo o mesmo sinal de entrada na saída.
Quando se tem uma frequência alta, tendendo a infinito, o ganho se aproxima de 0, pela formula de ganho. Sendo assim, a forma de onda sofre atenuação de amplitude, não tendo quase sinal nenhum na saída.
2 Defina frequência de corte.
A frequência de corte é quando a potência de saída de um sistema cai pela metade em relação à potência máxima da faixa de passagem.