Relatorio3111
1010 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁCENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DISCIPLINA
CÓDIGO
No.CRÉDITOS
TURMA
ANO/SEMESTRE
Laboratório de Engenharia de Petróleo
TF0381
4,0
(64 horas/aula)
2014.2
ALUNO
MATRÍCULA
Anderson Magalhães Araújo
323194
EXPERIMENTO
03
BOMBEAMENTO DE FLUIDOS VISCOSOS E NÃO VISCOSOS E CORRELAÇÕES
OBSERVAÇÕES E CONSIDERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
“As máquinas que adicionam energia a um fluido realizando trabalho sobre o fluido são denominadas bombas, quando o escoamento é líquido ou pastoso.” (FOX; MCDONALD; PRITCHARD, 2003, p.492). No caso de sistemas de fluidos, a força motriz para manter o escoamento contra o atrito é fornecido por uma bomba. Usada em conjunto com uma rede de tubos, ou apenas um, forma o sistema de fluido e é responsável por adicionar energia ao sistema, considerando apenas o fluido como sistema.
Existem diversos tipos de bombas, exemplo destas são as bombas pneumáticas, ou de diafragma. As bombas de diafragma pneumáticas (necessitam de ar comprimido para o seu funcionamento). Funcionam pela ação de um diafragma que são membranas de borracha resistente e de grande flexibilidade. Este tipo de bomba oferece a vantagem de não haver contato com o produto que está sendo bombeado e o sistema de acionamento, o que elimina o risco de vazamento e mistura de ar com produto que está sendo bombeado. A desvantagem é que a sua capacidade manométrica é limitada não atingindo grande altura na elevação do produto. Mesma assim é bastante utilizada no transporte de produtos com viscosidade não muito elevada como: maionese, xaropes de açúcar, molhos de tomate, cremes, polpas de frutas.
Figura 1: Bomba de diafragma
Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido indica sua resistência ao escoamento sendo o inverso da viscosidade, a fluidez. Segundo Alé (2010), a