relatorio visita sabor e vida
A indústria, que fica em Maranguape-CE, conta com diversos setores de produção de laticínios como queijo Minas Frescal, queijo cottage, ricota, cream chease, queijo coalho, requeijões, leites fermentados, iogurtes, entre outros. Esses setores são responsáveis pela realização de todas as etapas da produção desses laticínios: Plataforma de recebimento de matéria-prima, área de produção dos queijos, caldeira, laboratório físico-químicos, laboratório microbiológico, sala de mistura, área de lavagem de tubulações, entre outras. Além de um novo setor que ainda está sendo construído de tratamento da água que é de fundamental importância para o meio ambiente.
A empresa tem um controle de qualidade que pareceu ser bem eficaz com aplicação das Boas Práticas de Fabricação, com o Procedimento padrão de higiene Operacional e está em processo de implantação do Regime APPCC. Como indicador de procedimento de Boas práticas temos a escolha de fazendas para recolhimento do leite a granel que são credenciadas, as análises físico-químicas do leite são feitas com o objetivo de ver se o leite tem ou não antibióticos (se o tiver, o leite será descartado), ver o pH, entre outras questões de qualidade desse leite. Além de tudo isso, eles só coletam o leite se estiver numa temperatura máxima de segurança de até 6ºC.
O leite passa pelo processo de pasteurização para exterminar microrganismos patogênicos e livrar os seus derivados de algum tipo de contaminação. Ainda sobre a questão de microrganismos, o laboratório microbiológico faz a análises de presença de E. Coli 30/45, Bolor/levedura, Listeria, Salmonella nos derivados também para garantia de produção de alimentos seguros. Os manipuladores são submetidos a exames laboratoriais que indicam que eles não estão passando nenhum tipo de contaminação aos produtos.
A indústria tem uma estação de tratamento de água, pois esta vem de um açude. A água fica em uma cisterna onde é feita a análise e