Relatorio Unileste PI Soldagem
1 Introdução 1
2 Objetivos 2
2.1 Objetivo Geral 2
2.2 Objetivos Específicos 2
3 Justificativa 0
4 Soldagem 0
4.1 Definição de soldagem 0
4.2 Soldabilidade 0
4.3 Fontes de Energia e Tipos de Soldagem 0
5 Processos de soldagem por revestimento 0
5.1 Aspersão Térmica 0
5.1.1 Processo de Aspersão por Chama 0
5.1.2 Aspersão por Plasma 0
5.1.3 Processo HVOF 0
5.1.4 Processo de Aspersão por Arco Elétrico 0
5.2 Aplicações 0
5.2.1 Construção civil e arquitetura 0
5.2.2 Indústria 0
6 Considerações finais 0
7 Referências 0
1 Introdução
O processo de soldagem por revestimento utiliza a deposição de materiais previamente selecionados e com característicos específicos para as necessárias condições de trabalho. Suas propriedades podem ser direcionadas para a reconstrução de partes de equipamentos danificados por situações severas de abrasão, pela formação e construção das camadas depositadas, com diferentes percentuais de composição química e dureza.
É importante salientar que distorções no processo de deposição por solda podem aparecer devido à falta de uniformidade nas características de expansão e contração dos metais base e de deposição, durante o ciclo de aquecimento e resfriamento.
Outros pesquisadores salientam a importância na construção de depósitos por solda, à preparação da interface substrato-camada depositada. Características como o nivelamento e faceamento da superfície, são necessárias para manter e promover a uniformidade da deposição e a contribuição de calor durante a realização do procedimento. É importante acrescentar que o processo de deposição por solda envolve basicamente dois aspectos: a precisão dimensional, que envolve precisão geométrica e qualidade da superfície e as propriedades metalúrgicas necessárias.
2 Objetivos
2.1 Objetivo Geral
O presente material tem como missão acadêmica descrever processos soldagem utilizados para o revestimento de superfícies metálicas.
2.2 Objetivos Específicos
Apresentar equipamentos, consumíveis, EPI’s;