RESENHA
Matrícula: 20131010716-5
Curso: MBA em Gestão Estratégica de Pessoas
Turma: 1826443
Período: 4º
Vasconcelos, Anselmo F. Qualidade de Vida no Trabalho: Origens, evolução e perspectivas. In:Caderno de Pesquisa em Administração.São Paulo,V8,n°1,Jan-Março
RESENHA
O objetivo principal deste artigo é analisar a qualidade de vida no trabalho como ferramenta de gestão e avaliar as dificuldades e obstáculos enfrentados para a implementação de programas de Qualidade de Vida no Trabalho nas organizações.
As empresas muitas vezes na luta desesperada para sobreviver, impõem aos seus funcionários enormes sacrifícios e desgastes físico e mental, e as novas propostas que surgem ou que são aperfeiçoadas para a melhoria das condições e satisfação no trabalho, ainda deixam muito a desejar.
Para uma melhor análise do tema, o autor dividiu o artigo em cinco partes.
Na primeira parte fala sobre a origem e evolução da Qualidade de Vida no Trabalho, afirmando que a qualidade de vida sempre foi uma preocupação do ser humano em todos os tempos, e faz uma análise do estudo feito por alguns pesquisadores sobre a satisfação do indivíduo no ambiente do trabalho e como esses estudos contribuíram para a evolução da Qualidade de Vida no Trabalho. O autor do artigo mostra em tabelas a evolução do conceito da QVT com suas concepções e características.
Na segunda parte procura conceituar QVT abrangendo suas dimensões, pois envolve não somente condições físicas, mas todo um conjunto de condições psicológicas e sociais do ambiente do trabalho. O artigo expõe conceitos de vários autores conceituados neste assunto e mostra na tabela II oito categorias conceituais de qualidade de vida no trabalho com seus critérios e indicadores.
A terceira parte aborda as dificuldades para a implantação de programas de Qualidade de Vida no Trabalho nas organizações. Muito embora o tema seja debatido, sua aplicação ainda é equivocada e há uma grande distancia entre o discurso e a prática,