relatorio tecnico
São Luis/MA, 27 de janeiro de 2014
Relatório Técnico
1. Sistema do Tratamento de Água
1.1. Descrição do Sistema
A Estação de Tratamento de Água (ETA) tem dentre outros objetivos fornecer água tratada para os setores de Nefrologia que utilizam a mesma durante as sessões de Hemodiálise (HD). Portanto, para possuir um produto de excelência, o processo de tratamento de água é pautado em rígidos controles de qualidade e segue as orientações da Resolução RDC n°154 de 15 de junho de 2004 do MS/ANVISA. Todos os procedimentos são realizados de acordo com tal norma de regularização que especifica as propriedades da água para uso em pacientes que se submetam à HD, além do controle rotineiro da qualidade. Assim, o sistema de tratamento de água é composto por, em sua primeira ordem de execução:
- Filtro de areia, para a remoção de material em suspensão.
- Filtro de carvão ativado, responsável pela adsorção de material orgânico e cloro total.
- Deionizadores compostos de dois leitos de resina, uma catiônica e outra aniônica. Os deionizadores é o responsável pela retenção dos íons presentes na água pós filtro de carvão.
A água deionizada é armazenada em um tanque de polietileno de fundo cônico de 2000 litros. Este tanque supre o abastecimento da osmose reversa.
Na última etapa, o equipamento de osmose reversa é responsável pelo tratamento final de água para HD que visa à remoção de 95% dos sais remanescentes dissolvidos na água de alimentação e 99% contaminantes microbiológicos.
Para alimentação das maquinas de HD a água é armazenada em um tanque de polietileno de fundo cônico de 5000 litros.
2. Avaliação de cada componente
2.1. Osmose Reversa
O equipamento de Osmose Reversa esta funcionando de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Resolução RDC n°154 de 15 de junho de 2004 do MS/ANVISA, sendo sua manutenção realizada regularmente e com base nos