Relatorio Tecnico
PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS
CURITIBA
2013
RELATÓRIO TÉCNICO
PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS
Trabalho apresentado à disciplina de Patologia e Recuperação de Estruturas do Curso de Engenharia Civil do Departamento de Construção Civil do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná.
Professor Rui Medeiros
CURITIBA
2013
1. INTRODUÇÃO
O prédio do Arquivo da Divisão de Recursos aos Tribunais Superiores, de propriedade do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná situa-se na Rua Apolônia Jacomel Andrade, 136, no Município de Pinhais. Esta estrutura está em uso pelo patrimônio do Tribunal de Justiça como arquivo da comarca curitibana. A edificação, um barracão, possui andar de área de 5811,34m² um mezanino metálico de área de 478,20 m² e um mezanino em concreto armado de área de 490,89m². As informações acima foram retiradas do Caderno de Especificações Técnicas III.
A edificação possui estrutura em concreto armado e fechamento de alvenaria aparente. No centro do barracão foi construído um mezanino metálico. Na região central do mezanino de concreto, existe um subsolo sem acesso externo e ventilação externa. A circulação de ar do local se dá apenas pelo vão da escada.
O mezanino de concreto possui salas separadas com divisórias de placas de compensado, sendo utilizadas como arquivo de documentos. O uso do mezanino metálico também é destinado a arquivo de documentação.
Na imagem de satélite abaixo podemos ver a localização da edificação em estudo:
Figura 1.1 – Localização da edificação A seguir podermos vemos parcialmente a fachada da edificação:
Figura 1.2 – Vista frontal parcial a edificação
2. OBJETO
Parecer Técnico sobre as manifestações patológicas do prédio do Arquivo da Divisão de Recursos aos Tribunais Superiores, de propriedade do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, condições de segurança da estrutura, e apontamento das