Relatorio tecnico sobre dengue na baixada santista
TITULO – DENGUE
PROBLEMA IDENTIFICADO – Grande número de casos da doença e aumento de gastos com prevenção e tratamento.
Causada pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, onde as condições socioambientais são favoráveis à expansão do mosquito, possibilitam-se assim a dispersão do vetor de contaminação, pois sua capacidade de adaptação mostrou-se altíssima no ambiente criado pela desenfreada urbanização e pelos novos hábitos populacionais.
A dengue tem sido uma das mais importantes doenças epidêmicas encontradas em países em desenvolvimento causando grande impacto econômico e na saúde pública.
Por conta disso, a cada ano, o governo cria campanhas de alerta para combate e prevenção à doença. Como esta é uma doença que atinge milhares de pessoas todos os anos, resultados positivos são vistos como avanços de políticas públicas e mobilização da sociedade.
No Brasil pouco se fala sobre o impacto econômico das endemias. As interpretações pedem por metodologias que enfoquem o problema de forma abrangente e integradora, possibilitando entender de forma sistemática a estrutura e importância dos sistemas e estratégias de saúde, não avaliando somente os problemas econômicos, mas avaliando os impactos e dissabores causados pelo vírus da dengue.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – - Evitar a ocorrência das infecções pelo vírus da dengue em áreas livres de circulação.
- Detectar precocemente as epidemias.
- Controlar as epidemias em curso. - Reduzir o risco de transmissão da dengue nas áreas endêmicas.
- Reduzir a letalidade de FHD/SCD, mediante diagnóstico precoce e tratamento oportuno e adequado.
INTERVENÇÃO REALIZADA –
Notificação
Por ser uma doença de notificação compulsória, todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser comunicado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica, o mais rapidamente possível. Este deverá