RELATORIO TECNICO SOBRE AS HIDROELETRICAS NAS CIDADES
Com o crescimento desordenado das cidades e as necessidades de ampliação para suprir a demanda no consumo, a criação de uma usina pode causar um impacto incalculável.
Vamos entender: O Brasil se encontra em uma condição menos Problemática, uma vez que a sua matriz energética é dita limpa devido à grande participação de fontes renováveis.
Por outro lado, diversos estudos têm mostrado que os empreendimentos hidrelétricos têm grande potencial de causar impactos socioambientais. Estes impactos estão relacionados tanto às características desses projetos, que afetam vastas áreas para a construção das usinas, afetando a vida das populações residentes, quanto pelas falhas nos licenciamentos quando estes são feitos de forma inadequada. O principal efeito positivo da instalação da usina, com a expectativa de elevação da oferta de energia na região e expansão da rede de distribuição. Para tanto, era recomendado estudar a possibilidade de expansão da distribuição de energia no meio rural, principalmente na área do entorno e nas cidades vizinhas.
Podemos então concluir que a construção dessas hidroelétricas tem dois pontos de vista que causam uma grande discursão entre os empresários que comandam essas obras e as pessoas que moram próximos a ela.
Como tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim, esse tema não poderia ser diferente, pois os benefícios trazidos com a construção são inúmeros e podemos citar rapidamente a queda no desemprego, o investimento em infraestrutura na cidade e a valorização dos imóveis próximos à obra. Os pontos negativos não ficam de fora. Eles podem ser vistos no desmatamento para a abertura de espaço para a obra, desvio de rios e outros impactos ambientais irreparáveis.
Quando falamos das usinas termelétricas, o problema é muito sério, porque elas utilizam o calor das caldeiras que gera a emissão de gases que poluem a atmosfera, aumentando o aquecimento