relatorio sobre o filme sombras de goya com natalie portman
1522 palavras
7 páginas
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIA E LETRAS DOM BOSCOCURSO DE LETRAS
RELATÓRIO PARA ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Nome da aluna: Leidiane Martins Belmiro (21460021)
Filme: Sombras de Goya de Milos Fortman e Jean-claude Carriére
Assistido em 22/04/14
Atores protagonistas: Stellan Skarsgard, Natalie Portman, Javier Barden, Michael Lonsdale
Tema central: Retratar a época da Inquisição espanhola que teve muitas guerras e perseguições
Tempo de filme: 01:49:04
Laudas de relatório: O filme mostra a corrupção, o fanatismo e o sofrimento das vítimas das loucuras dos homens. Indico esse filme para pessoas que tenham a curiosidade e vontade de repensar sobre o que sabemos sobre essa época obscura e cheia de brilhantismo, de torturas e medos.
O filme passa em Madrid, em 1972; começa com os padres do santo ofício observando as pinturas feitas nas sombras do renomado pintor Francisco Goya, os padres ficam discutindo onde as pinturas ficam sendo vendidas e comentam que provavelmente do jeito que as pinturas estão dispostas que é como a sociedade mundial os vê.
Entre eles havia um padre chamado Lorenzo que já conhecia o pintor Francisco Goya, pois ele tinha feito um quadro dele, Lorenzo por sinal concordava que as pinturas feitas por Goya retratavam a verdadeira face do mundo. Lorenzo admirava o trabalho do pintor e sugeriu que a igreja ressuscitasse o velho ritual contra os judeus.
E assim foi feito, ele entravam em lugares comuns da sociedade para observar o comportamento das pessoas, foi ai que avistaram a bela jovem Inês, que por sinal era a jovem preferida de Goya, Inês recusou a comer porco, que para os espiões da igreja já seriam provas suficientes que ela era praticante de judaísmo, ela então foi intimada a comparecer ao santo ofício, lá ela foi julgada, torturada e colocada em cárcere. Dias depois Inês ainda não havia voltado para casa, seus pais já estavam preocupados, então foram procurar Goya, pedindo para que intervisse por Inês, já que ele era o