Relatorio sobre gravudade

1262 palavras 6 páginas
A física aplicada no pendulo simples para a determinação da força da gravidade

São Paulo, 2012

1.0 Introdução:

O objetivo desse trabalho é determinar a gravidade a partir do pêndulo simples. Além disso compreender melhor sobre a gravidade a aprender como calculá-la.
Um outro objetivo também presente neste experimento foi saber construir um instrumento simples e que pode ser utilizado para calcular a gravidade em qualquer ponto da Terra.
O objetivo final do trabalho é relacionar o uso do instrumento construído pelos alunos com quedas e com a gravidade.

1.1 Introdução Teórica:
O Pêndulo Simples Explicada a teoria básica do funcionamento e ação da gravidade na queda de um corpo, nossa experiência teve foco no pêndulo, um sistema que possui uma massa, neste caso a chumbada, acoplada a um pivô (fio, barbante, ou metal), que permite um movimento livre. Os pêndulos foram diversas vezes estudados por cientistas, já que possibilitam uma melhor compreensão de seus movimentos, ajudando em diversos avanços científicos. Há diversos pêndulos, por exemplo.

Pêndulo de Foucalt – Tal pêndulo utiliza como base o banco de rotações, e serve para constatar a rotação da terra em torno do Eixo Sul-Norte. Em relação a referencial inercial, o plano de oscilação de um pêndulo mantém-se fixo no plano vertical pelo ponto de suspensão. Em relação a referencial girante (fixo á Terra), o plano de oscilação gira em sentido oposto ao do referencial. No entanto, o pêndulo que estudamos em campo foi o pêndulo simples. Ele é constituído por uma massa presa em uma extremidade por um fio, geralmente flexível. A imagem abaixo representa o pêndulo

No momento em que a massa sai da posição de repouso (parada), o pêndulo terá oscilações, onde as forças que atuam sobre estas são a tensão do fio e a massa. Veja o esquema a seguir:

O Peso que é dado por P.cosθ se anulará com a força de Tensão do fio, sendo assim, a única causa do movimento

Relacionados