Relatorio quimica
A identificação de uma substância é feita observando propriedades que sejam características da mesma. Estas propriedades podem ser classificadas como físicas ou químicas. Nesta prática, foram observadas as seguintes propriedades:
DENSIDADE – é uma grandeza que relaciona massa e volume. A massa é facilmente determinada com o auxílio de uma balança. Volumes de líquidos podem ser determinados utilizando-se um picnômetro, recipiente que tem o volume perfeitamente definido. Volumes de sólidos que têm forma geométrica regular podem ser calculados diretamente, ou pode-se utilizar a técnica do volume de líquido deslocado. Para que se possa utilizar essa técnica, o líquido não deve reagir ou dissolver o sólido e deve ter uma densidade menor que a do próprio sólido. A densidade varia com a mudança de temperatura, geralmente decrescendo com temperaturas maiores.
TESTE DA CHAMA – Cada elemento químico tem uma distribuição característica dos elétrons em níveis de energia. Ao serem expostos a altas temperaturas, os elétrons podem ser excitados a níveis mais elevados, emitindo o excesso de energia adquirido ao retornar à posição original. Se esta energia estiver na faixa do visível, a chama adquirirá a cor característica da amostra.
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS – Cada substância possui propriedades magnéticas.
VISCOSIDADE – É uma medida de resistência ao fluxo, ou seja, é a resistência das moléculas ao se deslocarem umas sobre as outras. É uma propriedade característica do fluido.
OBJETIVOS
1. Determinar a densidade de amostras sólidas;
2. Identificar cátions metálicos através do teste da chama;
3. Verificar propriedades magnéticas de metais;
4. Determinar a viscosidade de óleos lubrificantes.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O procedimento descrito a seguir foi utilizado para dois metais distintos:
Primeiramente, pesou-se um erlenmeyer de 125 mL com tampa, limpo e seco. Logo após, encheu-se o