relatorio quimica
1.1. Objetivos
Aprender na prática os conteúdos tratados na sala de aula sobre as propriedades dos elementos da tabela periódica.
1.2. Procedimentos
Experiência I:
Colocamos um pedaço de Na (sódio metálico), em uma capsula com água.
Mergulhamos uma alça de platina em uma amostra de LiCl, em seguida colocamos na chama. Após realizamos o mesmo procedimento com amostras de NaCl e KCl.
Experiência II:
Com dois béqueres contendo água, adicionamos óxido de magnésio (MgO) e óxido de cálcio (CaO) respectivamente. Após adicionamos aos dois béqueres quatro gotas de solução de fenolftaleína.
Experiência III:
Com duas amostras contendo 2mL de KI, e 2mL de KBr, respectivamente, adicionamos o mesmo volume de hipoclorito.
Experiência IV:
Em um tubo de ensaio, colocamos 2mL de solução de KI 0,1mol/L e o mesmo volume de KBr 0,1mol/L
1.3. Resultados
Na experiência I, ao misturarmos sódio metálico com água, percebemos que o mesmo liberou um gás, e ficou “pulando” na água até desaparecer completamente. Ao colocarmos a alça de platina (que anteriormente fora mergulhada em soluções) na chama, percebemos alterações na coloração do fogo. LiCl “soltou” uma cor vermelha, assim como NaCl, laranja e KCl, amarelo.
Realizando as misturas da experiência II, vimos que as duas soluções adquirem um cor rosa, sendo que a solução de CaO é um rosa mais forte e ficou um pouco da substancia precipitada no fundo, e a solução de MgO um rosa mais fraco ou esbranquiçado.
Na experiência III ao realizarmos as misturas percebemos que na solução que continha KBr ficou com um tom amarelo. E ao misturarmos KI com hipoclorito, a solução logo ficou bem amarela e aos poucos foi clareando até praticamente desaparecer.
Experiência IV a solução se tornou um pouco azulada.
1.4. Conclusões
Experiência I:
A experiência mostra que o Na é muito reativo, por isso torna-se perigoso e devemos tomar cuidado ao lidarmos com este elemento. A reação libera gás