Relatorio quimica geral
Engenharia de Petróleo
Relatório de Aula Prática
Química Geral
Professor: Ailson Oliveira
Alunos: Leandro Alves de Oliveira Julio Cesar Chalegre Coutinho Patrick Shumaquer
1- Introdução:
A solubilidade é a propriedade que define quanto uma substância pode se misturar a outra, ela depende das variáveis do soluto e do solvente. Existe um limite de solubilidade para todas as substancias, quando esse limite é atingido cria-se no fundo do recipiente um acumulo de soluto não diluído, que é chamado de precitado. Em alguns casos de pressão e/ou temperatura controlada, o solvente continua dissolver o soluto, mesmo depois de atingir seu grau de solubilidade máxima.
Existem três tipos de soluções: insaturada, quando ainda há possibilidade de se colocar mais soluto no solvente sem que se forme precipitado; saturada, quando a solubilidade atinge seu ápice, o acréscimo de mais soluto formará precipitado; supersaturada, ocorre quando o soluto dissolve no solvente, mesmo que este já tenha atingido seu grau máximo de dissolução.
2- Objetivos:
Conhecer as condições para que ocorra a precipitação e a solubilização do precipitado.
3- Equipamentos e Vidrarias: Tubo de ensaio de 15 ml , Báquer de 50 ml , Estante para tubos de ensaio , Pipeta graduada de 5 ml , 10 ml , 1 ml , pêra de sucção, conta gotas.
Tubo de ensaio de 15 ml;
É usado para efetuar reações com pequenas quantidades de reagentes. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, com cuidado.
Báquer de 50 ml;
Instrumento de uso geral em laboratório, é usado para administrar reações entre soluções, dissolver substancias sólidas , efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.
Estante para Tubos de ensaio; é utilizada como suporte para tubos de ensaio elas servem para armazenar e transportar tubos de ensaio em geral.
Pipeta graduada de 5 ml; Pipeta graduada de 10 ml; Pipeta graduada de 1 ml;