Relatorio Pêndulo Simples PUC GO
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
Pêndulo Simples
Raffael Costa de Figueiredo Pinto
Goiânia
24/09/2013
1. Objetivo
Medir o período de um pêndulo simples aferindo o comportamento sob variações de massa, angulo de oscilações e comprimento do fio. Coletar dados afim de mostrar que o período de um pêndulo simples não se altera, independente da massa, para pequenas amplitudes de oscilações, mas varia de acordo com o comprimento do fio. Determinar a aceleração da gravidade local e comparar com o valor teórico esperado para a mesma.
2. Materiais Utilizados
Para executar o experimento são utilizados:
1. Suporte metálico.
2. Fio de comprimento variável e inextensível.
3. Massas aferidas diferentes.
4. Trena.
5. Cronômetro Digital.
3. Introdução
O pêndulo simples consiste de uma massa puntiforme suspensa por um fio inextensível que quando largado de um ponto afastado do ponto de equilíbrio oscilará em um plano vertical, sob ação da gravidade. O movimento é periódico e oscilatório com trajetória circular. Neste experimento iremos observar o comportamento de um pêndulo simples, no que diz respeito ao período das oscilações, variando comprimento do fio, massa, deslocamento em relação ao eixo da vertical, e usar os dados coletados para calcular a aceleração da gravidade local.
4. Procedimentos Experimentais
Na primeira etapa do experimento iremos variar a massa e manter o comprimento L=50cm do pêndulo, e medir o tempo necessário para que se complete dez oscilações. Conferir os dados coletados com a seguinte equação:
Equação 1: T=2πLg
Na segunda etapa iremos usar uma massa fixa M=50g e iremos variar o comprimento L do pêndulo, e medir o tempo necessário para que se complete dez oscilações. Aplicando os dados obtidos na equação abaixo, calcular a aceleração da gravidade.
Equação 2: g=4π²LT²
Na terceira etapa iremos usar uma