RELATORIO PTERIDOFITAS
458 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEANUCLEO DE ENSINO SUPERIOR DE PRESIDENTE FIGUEIREDO
ANA PAULA DO NASCIEMNTO SANTOS
LEIA GONÇALVES
RELATÓRIO SOBRE AS PTERIDOFITAS
PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM
2015
AS PTERIDOFITAS
A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. As pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes, no qual possibilitou um transporte mais rápido de água e nutrientes para o corpo do vegetal, assim deu origem ao surgimento de plantas mais elevadas que as briófitas. Esses os vasos condutores contribuíram para a adaptação dessas plantas a ambientes terrestres. As pteridófitas são encontradas em locais úmidos e sombreadas, assim como as briófitas, e são terrestres.
Podemos identificá-las através de seus tamanhos, por serem plantas de pequeno porte, e pelo local onde vivem e encontramos as mais conhecidas como as samambais e selaginella.
A sua estrutura reprodutiva é semelhante as briófitas, sendo que nas samambaias, encontramos conjuntos de esporos na parte inferior de suas folhas que são os soros, os quais aparecem na época de sua reprodução. As pteridofitas tem os esporângios na pontas de suas folhas, possuem também os gametófitos,que produzem os gametas masculinos e femininos, e fazem sua reprodução por alternância de geração, onde envolve o desenvolvimento embrionário, que necessita da água para a fecundação e
posteriormente
quando adulta a planta produz os esporângios, que produzirão os esporos.
Foram encontrados dois tipos de pteridófitas em uma visita a Cachoeira da Orquídea, as selaginella e samambaias, que encontramos espécies diferentes. Dentre as espécies encontradas, abordaremos os aspectos da
Sellaginella.
As Selaginellas são plantas pteridófitas heterosporadas, que possuem folhas pequenas que brotam do seu caule, também possuem raiz e rizoma.
Quando estão em fase de reprodução, o esporófito produz, na ponta do caule, os estróbilos, que se