RELATORIO PREPARA AO E PROPRIEDADES DE SAB ES E DETERGENTES
RELATÓRIO
PREPARAÇAO E PROPRIEDADES DE SABÕES E
DETERGENTES
ADAMÜLLER DA SILVA MATOS
ANDERSON BRISIO
BRENNO SANTOS CORTEZ
GABRIEL ALMEIDA DE ANDRADE
MANOEL VICTOR SOBRINHO NETO (manoeel.vs@hotmail.com)
Aracaju- SE
Junho de 2014
ADAMÜLLER DA SILVA MATOS
ANDERSON BRISIO
BRENNO SANTOS CORTEZ
GABRIEL ALMEIDA DE ANDRADE
MANOEL VICTOR SOBRINHO NETO
PREPARAÇAO E PROPRIEDADES DE SABÕES E
DETERGENTES
Relatório de aula prática da disciplina Química Orgânica, turma E05, Curso de Engenharia Petróleo, Universidade Tiradentes.
Professor: Maria Nogueira Marques
Aracaju- SE
Junho de 2014
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivos 5
3. Revisão Bibliográfica 5
4. Procedimento Experimental 6
4.1 Equipamentos 6
4.2 Reagentes 6
5. Metodologia 7
6. Resultados e Discussões 7
7. Conclusão 10
8. Referências Bibliográficas 12
1. Introdução
Durante centenas de anos os sabões foram usados para processos de limpeza e lavagem, em todo o mundo, sendo conhecido há mais de 2.500 anos. Os fenícios se banhavam fazendo uso de uma pasta obtida fervendo banha de cabra com cinzas de madeira.
Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação, que é basicamente a interação (reação química) que ocorre entre um ácido graxo existentes em óleos e gorduras com uma base forte em aquecimento.
Reações orgânicas são reações químicas que ocorrem entre compostos orgânicos de qualquer tipo, ou seja, compostos formados. Compostos orgânicos são aquelas substâncias formadas essencialmente por carbono e hidrogênio podendo estar ligados a outros átomos. Existe uma quantidade muito grande de reações orgânicas: adição, redução, rearranjo, entre outras. Algumas delas podem ocorrer normalmente na natureza, outras só em laboratório, como a reação em questão. A reação de produção do sabão ocorre mais comumente a nível industrial para a confecção de sabão em barra, ela é mais conhecida como saponificação e consiste