Relatorio MTC Pronto
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – DESEMPENHO DOS AÇOS CA50 E CA60
ANDRESSA RODRIGUES MELO – 11411ARQ028
FACULDADE DE ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN
DISCIPLINA: MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I
UBERLÂNDIA, JULHO 2015.
Introdução
O relatório apresentado é uma síntese de uma experiência realizada em uma aula prática na matéria de Materiais e Técnicas Construtivas I executado no dia 16 de junho. O objetivo da aula consiste em demonstrar o desempenho dos aços CA50 e CA60 (utilizados para o concreto armado) a partir dos ensaios de tração realizados em laboratório, assim como mostrar os fatores responsáveis para a obtenção desse resultado.
Materiais e Métodos
Para a realização deste ensaio foi utilizado equipamentos básicos:
Barras de Aço de seção circular; duas CA50 com diâmetro de 6,3mm e duas CA60 com 4mm de diâmetro;
Máquina Universal da Marca Emic que realiza ensaios de tração.
Figura 1 – Máquina Universal
O procedimento consiste na colocação do corpo de prova (neste caso, os aços) na máquina que realizará o ensaio. A partir das garras de fixação o aço é preso no equipamento e em seguida começa a ser submetido a esforços de tração. Enquanto ocorre o processo, o registrador gráfico realiza simultaneamente um diagrama de força e deformação, demonstrando os resultados obtidos. O procedimento termina quando a barra de aço não resiste mais aos esforços e acaba rompendo.
Resultados e discussões
Figura 2: Gráfico da Tensão por Deformação CP1 e CP3 = CA60 CP2 e CP4 = CA50
Acima é visto a tabela e o gráfico contendo as informações obtidas das quatro barras que foram utilizadas, sendo que CP1 e CP3 equivalem ao Aço CA60 e CP2 e CP4 ao Aço CA50. O ensaio foi realizado para cada barra, sendo que foi feita a análise a partir dos pares CP1 com CP2 e CP3 com CP4. Analisando o gráfico nota-se que CP1 e CP3 possuem patamar de escoamento mínimo e logo em seguida já acontece