Relatorio Mitose
Atividade laboratorial
Observação das diferentes fases da mitose
Professora: Emília Carrabau
Índice
Objetivo pág. 2
Introdução pág. 2 e 3
Material pág. 4
Procedimento pág. 4
Resultados pág. 5 e 6
Discussão dos resultados/ conclusões pág. 7
Bibliografia pág. 8
Objetivo
Esta atividade laboratorial tinha como principal objetivo a observação e identificação das diferentes fases da mitose, utilizando meristemas de cebola.
Introdução
É na célula, unidade básica de qualquer ser vivo, que se encontram as maneiras dos seres vivos assegurarem a sua integridade e a manutenção da espécie. A maioria dos tecidos de um organismo em fase adulta, possui células diferenciadas, que se dividem e originam células-filhas, com características semelhantes entre si.
Células de organismos unicelulares podem se dividir repetidamente, desde que haja nutrientes e o ambiente externo lhe seja favorável mas células de organismos multicelulares só se devem dividir se uma célula adicional for importante para todo o conjunto. Portanto, o ciclo celular deve ser muito bem regulado, pois falhas neste sistema podem, por exemplo, causar um cancro (que é causado por uma multiplicação descontrolada de células).
O ciclo celular corresponde a um ciclo regular de eventos que ocorrem desde a formação de uma célula até a sua própria divisão em duas células-filhas. Esse ciclo é dividido em duas etapas fundamentais: a interfase, etapa em que a célula não está em divisão, e a divisão celular, etapa em que a célula está em divisão do seu núcleo e em divisão do citoplasma.
A existência de uma interfase entre duas mitoses consecutivas é de extrema importância, pois é nela que ocorre a síntese de DNA que vai ser usado durante a mitose. Caso contrário, se não houvesse interfase as células filhas iriam ter sempre metade do material cromossómico da célula mãe.
A interfase é a fase mais longa do ciclo celular dividindo-se