Mitose - Relatório
Objetivo: Observar as diferentes fases da mitose em células vegetais e animais
Introdução:
A célula é a unidade básica funcional e estrutural de todos os seres vivos e provêm de células pré-existentes. A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. As células procarióticas são células com estrutura simples sem núcleo bem definido. Já as células eucarióticas são células estruturalmente mais complexas com núcleo bem definido e delimitado por invólucro nuclear. Estas podem ser células animais e vegetais. Ambos possuem membrana celular, citoplasma e núcleo. Sendo que as células vegetais possuem também parede celular.
As células de cada ser vivo para assegurar a continuidade da sua espécie, dividem-se. Ao conjunto de transformações que uma célula sofre desde o seu aparecimento até ao momento em que sofre divisão denomina-se ciclo celular. Este integra duas fases:
A interfase, sendo esta é a fase mais longa das duas e divide-se em 3 períodos: G1, S e G2. Estes períodos ocorrem em prol da preparação da célula para a fase mitótica (crescimento celular e replicação do DNA);
A fase mitótica é constituída por 2 etapas designadas de mitose e citocinese.
.A mitose, período durante o qual o núcleo da célula experimenta um conjunto de transformações que culminam com a sua divisão. Sendo que este fenómeno se divide ainda em fases: profase, metafase, anafase e telofase.
.A citocinese é a divisão do citoplasma, completando assim a divisão que origina duas células-filhas. Este processo inicia na anafase ou telofase. É diferente das células animais para as células vegetais.
No caso dos seres eucariontes, a informação genética está contida no núcleo da célula. Quando a célula se divide, o DNA precisa de ser replicado, permitindo que a célula-filha tenha uma cópia de toda a informação genética da célula-mãe. Assim, torna-se possível manter características de geração em geração.
A