RELATORIO FISICA EXPERIMENTAL 1 fabiana
Autor: Fabiana de Almeida Algarrão Mat.: 201403020477
Rio de Janeiro, Março/2015
1 – Introdução
Um instrumento finamente acabado, com as superfícies planas e polidas. O cursor é ajustado à régua, de modo que permita a sua livre movimentação com um mínimo de folga. Geralmente é construído de aço inoxidável, e suas graduações referem-se a 20ºC. A escala é graduada em milímetro e polegadas, podendo a polegada ser fracionária ou milessímal. O cursor é provido de uma escala, chamada nônio ou vernier, que se desloca em frente às escalas da régua e indica o valor da dimensão tomada [1]. Vide desenho abaixo:
Figura 1 [1].
1.1 - Objetivo Utilizado para a medição de peças, quando a quantidade não justifica um instrumental específico e a precisão requerida não desce a menos de 0,02 mm, 1/128” [1].
2 – Revisão Bibliográfica:
Por ser um instrumento de precisão, devem ser tomados todos os cuidados para sua preservação, evitando pancadas, colocação de peças sobre o instrumento, queda sobre a bancada de trabalho ou mesmo no chão. Nunca deve-se utilizar os bicos de medição como compasso, riscador, chave inglesa, martelo, etc. É recomendável que o instrumento permaneça em seu estojo quando não estiver sendo utilizado. Antes e após o uso, deve-se limpar bem o paquímetro para eliminar a sujeira e o pó depositado no instrumento, especialmente nas superfícies de medição e nas superfícies de contato da régua com o cursor. Nunca se deve forçar o paquímetro ao colocá-lo ou retirá-lo da peça de trabalho, a ser medida. A medição deve ser realizada com uma pressão apropriada e constante entre a peça de trabalho e os pontos de contado do paquímetro. A leitura deve ser feita sem retirar o instrumento da peça de trabalho (o paquímetro deve ser aberto antes de retirá-lo) sempre que possível.
2.1 – Especificações:
O paquímetro é utilizado