Relatorio Fisica 3 perido eng produçao
O gerador de Van de Graaff é um dos equipamentos mais presentes em feiras de ciências e experimentos didáticos.Ele deve sua fama à curiosa conseqüência de se colocar a mão sobre uma esfera carregada pelo gerador: se a carga for suficientemente alta, é possível que os fios de cabelo o “corajoso” que tocar a esfera fiquem todos eriçados
Uma das fotos mais conhecidas de experimentos de divulgação científica para o público geral mostra uma jovem de cabelos longos e finos com a mão sobre a esfera metálica e seus cabelos espetados.
Há diversas razões para o fascínio do público. A eletricidade é fenômeno muito presente no dia-a-dia, mas também muito temida, pois pode ser letal. As crianças logo aprendem com seus pais a ficarem longe das tomadas e, quando adultos, mantêm o medo adquirido na infância.
Um dos objetivos da divulgação científica é acabar com muitos mitos e tornar a ciência algo mais tangível ao público leigo. O gerador de Van de Graaff pode conseguir cumprir com esses objetivos. A alta voltagem normalmente é associada a algo ruim e perigoso. As pessoas ficam quase sempre espantadas ao colocar as mãos sobre o globo e não ver nada danoso, mas sim observam o cabelo arrepiar ou uma faísca saltar do dedo ao aproximá-lo da esfera.
Se essas mesmas pessoas conhecerem o princípio de funcionamento do gerador ficarão ainda mais espantadas.
2 - EMBASAMENTO TEORICO
Um gerador de Van Der Graaf é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendente de holandeses, Robert Jemison Van Der Graaf por volta de 1929. A máquina foi logo empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas.
Versões pequenas do gerador de Van Der Graaf são freqüentemente vistas em demonstrações sobre eletricidade, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma