relatorio final
O presente trabalho foi realizado na casa de Repouso Quality Live, que teve como objetivo relatar pontos relevantes da convivência entre os idosos, para tanto foram realizadas atividades a fim de fazer com que os mesmo revivessem seus passados.
O estágio realizado partiu das vivências que foram surgindo ao longo, das intervenções, estimulando a reflexão sobre assuntos abordados pelo grupo de idosos em situação asilar.
O objetivo foi o de promover um grupo de convivência e estimular a participação dos moradores, em contar suas histórias de vida e de uma aproximação entre os mesmos.
Para Zimerman (1993), as relações humanas são um campo de interação, comunicação entre indivíduos e a totalidade grupal social. O ser humano só existe em função de seus inter-relacionamentos grupais de que, desde o nascimento, participa.
O grupo de convivência constitui uma das formas de agregar e socializar pessoa idosa. A frequência deles nos grupos é de extrema importância, haja vista que o convívio social promove a manutenção e ampliação de seu grupo de amizades o que poderá transmitir maior segurança e suporte social. Viera (2012 apud Moura, Leite e Hildebrandt, 2008) ressalta ainda que, nesse cenário, a maior aproximação entre os idosos e a formação de vínculos afetivos. O grupo é uma forma de experimentar algo com os componentes e encontrar possibilidades diferentes, construindo novas alternativas, modos de subjetivação e existência. No que concerne a idosos, os encontros grupais tem importância significativa no sentido de promover a reconstrução de sua identidade, que pode estar comprometida.
Foi utilizado como base para análise, autores como Erikson, Papalia e Beres que tem como foco a velhice e suas consequências físicas e psicológicas.
As dificuldades que foram surgindo no decorrer do estágio foram: a falta de audição do senhor Antonio, onde as estagiarias se viam obrigadas a falar em tom mais alto que o normal, o idioma do senhor Seboko, a falta de