Relatorio final
O presente relatório ira tratar, como solicitado, da atuação do engenheiro no mercado de trabalho, abordando questões como: o procura por engenheiros pelo mercado, o perfil requerido, a relação do engenheiro e seu modo de trabalho quanto a sociedade, trabalho e mio ambiente. Ira abordar também, embasado em entrevistas previamente realizadas, a opinião de engenheiros já formados e que atuam na área, expondo opiniões próprias dos mesmos em relação às ideias apresentadas.
No mercado atual, engenheiros estão sendo cotados aos montes pelo desenvolvimento e realização em ramos específicos. Seja na engenharia civil, elétrica, mecânica e outras, as tecnologias, produtos e serviços vem se renovando e com os profissionais tem o dever de se atualizar para se manter vigente dentre as mudanças que ocorrem.
Em uma entrevista realizadas com engenheiros, constatou-se que apesar das vagas no mercado, as empresas encontram dificuldades ao cotar um profissional qualificado para preencher uma vaga ofertada. Isso, segundo os entrevistados, se dá pois é escasso o número de profissionais qualificados no quesito experiência, os recém-formados, muitas vezes, encontram dificuldade em se inserir nas empresas, pela falta de experiência na pratica da profissão.
Nas diferentes áreas de atuação no ramo da engenharia muitas das práticas podem causar danos ao meio ambiente. Já estão sendo tomadas medidas para eliminas ou no mínimo amenizar os danos causados. As áreas de atuação da engenharia são vastas bem como as modalidades de trabalho para cada uma. As pratica destas modalidades são aplicadas de acordo com o sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia/ Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) que fiscaliza e regula atuação destes profissionais.
De acordo com os entrevistados, o ensino obtido durante o curso é totalmente aproveitável na atuação no mercado de trabalho como