O FAZ DE CONTA NA EDUCA O INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Danielle Martins de Araújo, Iandra Gomes Borges, Ingrid Natani da Silva Siqueira Oliveira. Maria Aparecida Claudino Ferrão
Resumo- Esse trabalho busca compreender a questão da brincadeira de faz de conta na infância, mostrando a importância de se trabalhar essa questão em sala de aula e qual o papel do professor. Realizamos uma pesquisa na escola municipal EMEI Olga Franco Custódio, na cidade de São José dos Campos SP, com crianças na faixa estaria de 03 (três) anos a 05 (cinco) anos, nas classes de Infantil II, Pré I e Pré II. O jogo de faz de conta permite à criança vivências do mundo adulto e isto possibilita a relação entre o real e o imaginário, o faz de conta é uma conduta lúdica por parte da criança para determinada brincadeira, ou seja, uma atividade, uma forma da criança se expressar, tentar mostrar seus desejos, suas vontades através de sua imaginação. Essa atividade tem como objetivo enriquecer a identidade da criança e se for bem utilizada pelos profissionais na área da educação infantil tem uma contribuição considerável no desenvolvimento da aprendizagem.
Ao observar as crianças, enquanto elas brincavam podemos perceber que elas representam fielmente suas fantasias no seu dia-a-dia e os seus desejos, percebemos que as crianças que se propunha a brincar eram aparentemente mais desinibidas e extrovertidas do que as que não queria brincar.
Através das observações identificamos que a brincadeira lúdica tem contribuição não somente na aprendizagem como no desenvolvimento social da criança.
.
Palavras-chave: Faz de conta. Criança. Desenvolvimento.
Introdução Brincar é uma atividade fundamental no desenvolvimento da criança, atualmente as brincadeiras são muito valorizadas nas escolas como poderosas ferramentas para a aprendizagem.
Através da brincadeira imaginária, a criança desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, se socializa,