relatorio final
.
O ramo do direito do trabalho é muito dinâmico e como tem relação com questões econômicas muda frequentemente, e por isso a importância de estarmos bem informados de sua história e evolução não só no nosso país, mas também mundialmente. É um complexo de instituto, princípios e normas jurídicas, sendo um produto cultural do século XIX que surge da combinação de fatores sociais, econômicos e políticos.
Do ponto de vista social a concentração proletária, o surgimento de uma inovadora identificação profissional colaborou para o Direito do Trabalho. Do ponto de vista econômico os fatores foram à utilização da força livre, mas subordinada e por último do ponto de vista político os fatores foram às ações desenvolvidas no plano da sociedade civil e do Estado.
2 Evolução histórica do direito do Trabalho
Trabalho vem do latim tripalium que significa certo instrumento de tortura e não poderia ser diferente, pois a primeira forma de trabalho foi exatamente a escravidão onde o escravo não tinha qualquer direito, tendo seu corpo como propriedade de outra pessoa. Já na Grécia o trabalho era apenas a força física de quem os exercia, sendo dignos apenas aqueles homens que participavam de negócios por meio de palavras como, por exemplo, aqueles envolvidos na política.
Quem fazia o trabalho duro eram os escravos que seriam os indignos, sinônimo imposto pelos dóricos. Apenas nas classes mais baixas o trabalho era considerado dignificante, em outros lugares, como em Roma, o trabalho era somente feito pelos escravos considerados como desonrosos.
A Locatio conductio foi uma classificação que tinha o trabalhador como o sujeito que se comprometia a locar suas energias ou o resultado do seu trabalho em troca de pagamento, arrendamento de alguma coisa ou ainda obra concluída.
2.1 No Feldalismo
Já na época do Feudalismo o que se encontrava era a servidão, onde senhores