Relatorio final
O referindo trabalho abordará as vivências do Estágio Supervisionado III, mostrando as ações realizadas no decorrer do Projeto de Intervenção, período que possibilita o aluno aprender e por em prática todo o aprendizado teórico adquirido no decorrer do curso de Serviço Social.
O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente. (BURIOLLA, 2001).
O Estágio Supervisionado III ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, unidade pública que faz parte da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social-SUAS. O CRAS está localizado no distrito de Palmatória do município de Itapiúna-CE e tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares, trabalhando com famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.
Nesta instituição são executados vários serviços, benefícios, programas e projetos nos quais tive oportunidade de atuar e me identificando, principalmente, com o Programa PROJOVEM Adolescente, sobre o qual analisei a necessidade de implantar um projeto de intervenção voltado para os mesmo com, tema Álcool na Adolescência, a ser desenvolvido com o público alvo do Programa e suas famílias.
O Projovem é um programa do governo federal voltado para os jovens de 15 a 17 anos que mantém o foco no fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno à escola e a permanência no sistema de ensino. Atua com adolescentes, em sua maioria, beneficiados pelo Bolsa Família e em risco social, através de temas transversais, trabalhando o convívio social, arte, cultura, esporte, lazer e a inclusão digital. As atividades são divididas em dois ciclos: ciclo I e ciclo II, com duração de dois anos. O público alvo são os 130 jovens divididos em 8 coletivos da área de abrangência do CRAS e suas famílias.
A elaboração e a execução do projeto contou