Relatorio final de estagio ii
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: RELATÓRIO DE ESTÁGIO II
ALUNOS:
ALEXANDRE VIEIRA DE CASTRO
CRENILDA PEREIRA DE ARAUJO
MARCIA HELENA SOARES
PATRICIA MOREIRA DA SILVA
PROF. AVALIADOR: LEONARDO LUIZ NUNES DE ASSUNÇÃO
CONTABILIDADE GERAL
Introdução
A contabilidade tem por objetivo final o fornecimento de informações úteis para seus usuários. Os modelos de decisão são constituídos a partir da concepção do usuário da informação contábil. Guerreiro
(1989, p.38), afirma que os complexos programas do tomador de decisão são regidos pelos seus sistemas genéticos (biológicos) e cultural. Transferindo esta discussão para um aspecto macro, constata-se que o tomador de decisão está inserido em um contexto mais amplo de objetivos, representando o elemento final de um segmento social.
É importante ressaltar que a Contabilidade é resultado direto dos modelos de decisão utilizados pelos usuários da informação contábil. Fatores ambientais agem sobre os usuários e estes direcionam os propósitos dos sistemas contábeis. Todo sistema político-econômico-social interfere na modelagem do processo de decisão do usuário. Para Schmidt (1996) a contabilidade é resultado desse modelo independentemente do tipo de informação exigida pelo usuário em particular.
A Contabilidade enquanto ciência do controle patrimonial está diretamente associada ao grau de desenvolvimento das sociedades, cidades ou nações. Neste estudo discutem-se as repercussões do ambiente atual, fortemente influenciado pelas novas tecnologias de informação na contabilidade, em seus aspectos mais relevantes. Para isso, investigam-se as raízes do enfoque sistêmico, valendo-se principalmente da Teoria Geral dos Sistemas de Bertalanffy (1968) e seus desdobramentos como a obra de Churchman (1972)..
Ainda nesse contexto, procura-se a caracterização de uma metodologia adequada de abordagem para as entidades atuais e um método de identificação de complexidades. Em decorrência,