Logística cana-de-açúcar
INTRODUÇÃO
Decorrente do Proálcool (Programa Público Nacional de Produção de Combustível Alternativo aos Derivados do Petróleo), a produção de cana-de-açúcar cresceu no país, com isso foram instaladas novas usinas elevado o número de empregos diretos em toda a cadeia produtiva, desde a indústria produtora de máquinas e equipamentos para o setor sucroalcooleiro à comercialização de álcool, açúcar e energia.
Consequentemente, o setor agroindustrial canavieiro iniciou um processo de pesquisa e desenvolvimento nas últimas décadas que garantiu seu destaque no setor agrícola brasileiro. As usinas sucroalcooleiras procuram se adequar ao cenário econômico nacional por meio de inovações, como a busca por uma melhor integração das áreas agrícolas e industriais. Entre outras possibilidades, essa integração também diz respeito ao sincronismo do transporte da cana-de-açúcar e sua chegada até a usina.
Entre tantos procedimentos administrativos que devem ser considerados, está a logística de uma empresa, um sistema integrado ao qual se deve saber coordenar toda a cadeia de suprimento para que a matéria-prima chegue ao local certo, dentro de um tempo aceitável, a um custo baixo, em boas condições para que a indústria produza de forma eficiente seus produtos.
Os sistemas logísticos são de fundamental importância para eficiência operacional das usinas, pois atuam na integração de operações agrícolas e industriais visando estipular o melhor tempo de corte, carregamento, transporte e armazenamento da cana-de-açúcar por se tratar de um produto perecível.
A cana-de-açúcar tem grande importância para as usinas, pois é ela que alimenta todo o processo da cadeia de produção do açúcar e do álcool e, para que isso possa ocorrer, é imprescindível a utilização de meios de transporte, que deslocam a matéria-prima (cana-de-açúcar), desde o campo até a chegada à usina. Todo um procedimento logístico deve ser