Relatorio estágio em famácia
Página
1. INTRODUÇÃO .............................................................................................5
2. ESTABELECIMENTO CEDENTE DO ESTÁGIO .........................................6
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS .................................................................8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................16
5. BIBLIOGRAFIA ..........................................................................................17
6. ANEXOS......................................................................................................18
1. INTRODUÇÃO
“O Papel do Farmacêutico
Poema de Monteiro Lobato.
O papel do farmacêutico neste mundo é tão nobre quanto vital. O farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o médico da combate às doenças. É quem atende as requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir
Um serve a pátria; o outro serve a humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate e é então que o farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana o farmacêutico. O farmacêutico sorri filosoficamente no fundo de seu laboratório, ao aviar uma receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rotthschild e o pobre da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.”
A manipulação de fórmulas farmacêuticas é uma atividade antiga e que permite ao farmacêutico desempenhar seu papel diante da sociedade, assistindo ao paciente de forma individualizada e não coletiva, uma vez que as fórmulas manipuladas são prescritas conforme a individualidade do paciente, de acordo com suas necessidades terapêuticas particulares.