Relatorio eletronica
ENGENHARIA MECATRÔNICA
6º PERÍODO
Laboratório de Eletrônica I
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS V - DIVINÓPOLIS
PRÁTICA 2
Diodo Retificador
Sumário
1. Introdução: 4 2. Objetivos: 5 3. Materiais utilizados 5 4. Procedimentos: 7 5. Simulação no PSPICE:................................................................................................16 6. Conclusão 20
Introdução:
Uma das aplicações mais importantes do diodo é no projeto de circuitos retificadores. Isso quer dizer que eles só deixam a corrente fluir em um único sentido, sendo o contrário “impossível”. Essa propriedade dos diodos é largamente utilizada nos retificadores.
Retificadores são artifícios utilizados na eletrônica para transformar a corrente alternada em corrente contínua. Isso pode se dar de diversas maneiras. Seja através de retificadores de meia onda ou de onda completa. Os retificadores de onda completa dividem-se em dois tipos: os que precisam de tomada central no transformador e os que não a necessitam.
Retificadores de Meia Onda
Partindo de um transformador simples, basta acrescentar-lhe um diodo para retificar a corrente em meia onda, onde só os semiciclos positivos são aproveitados e transformados em uma corrente constante (contínua):
Figura 1: Retificador de meia onda.
Retificador de Onda Completa
Com o mesmo transformador do exemplo anterior é possível fazer um retificador de onda completa. Sua vantagem é que ele conduz os semiciclos positivos e os negativos, de um modo que haja uma tensão contínua positiva durante os dois semiciclos.
Durante cada semiciclo, sempre dois diodos estão em condução e dois em corte:
Figura 2: Retificador de onda completa.
Objetivos:
Verificar o comportamento do diodo na função de retificador de meia onda.
Materiais utilizados
Multímetro
Figura 3: Multímetro.
Varivolt:
Figura 4: Varivolt.