Relatorio eletronica
ENGENHARIA MECÂNICA
LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA
Relatório da prática em laboratório da disciplina de Eletrotécnica da sexta fase do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC.
Profº: Sandro Barreto
CRICIÚMA, SETEMBRO- 2012
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão,fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.
Corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor, quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm.
As unidades de medida para estas três grandezas são: Ohm (Ω) para a resistência, Volts (V) para a tensão e Ampere (A) para a corrente. A letra R representa a resistência, a letra U a tensão e a letra I a corrente.
Para que circule uma corrente de 1A em uma resistência de 1 Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V . Podemos então representar essa afirmação através da fórmula:
U=R.I
OBJETIVO
Durante as aulas de Eletrotécnica foram estudados cálculos para a obtenção da tensão, corrente e resistência em circuitos elétricos. Utilizando vários métodos como o de análise de malhas e aplicação de fórmulas da lei de Ohm.
O objetivo desta prática laboratorial é mostrar a aplicação das fórmulas em circuitos elétricos e comprovar a veracidade das mesmas com a prática, ou seja, provar que a Lei de Ohm funciona na prática.
MATERIAIS UTILIZADOS
* 2(dois) Resistores de 2,2KΩ; * 1(um) Resistor de 1,2KΩ; * 1(um) Multímetro; * 3(três)