relatorio eletronica
CURSO: TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES
DISCIPLINA: ELETRÔNICA
Prof. BENINI
“RETIFICADOR DE MEIA ONDA”
Alunos:
Ilson Torao Nakamoto
Jaqueline Naccarato Piffer
Agosto/2013
1 IDENTIFICAÇÃO
Integrantes:
Turma:
Jaqueline Naccarato Piffer
TMA-3
Ilson Torao Nakamoto
Professor:
Benini
Local:
Laboratório de Física e Química do CCET - UFSCAR
Data:
Horário:
Quarta-feira, 21 de agosto de 2013
19:20 – 22:30
2 OBJETIVOS
Possibilitar ao aluno verificar empiricamente o funcionamento de um retificador de meia onda, beneficiando, assim a vinculação entre teoria e prática. 3 INTRODUÇÃO TEÓRICA
Para que um circuito eletrônico opere é necessário uma fonte de tensão de corrente contínua pois, a partir de configurações adequadas, esta tensão será transformada em sinais úteis, produzindo o objetivo do circuito em questão. Por exemplo, a amplificação de um sinal de um transdutor como o microfone, que gera um sinal elétrico de acordo com a vibração mecânica imposta pelo som, mas com uma amplitude reduzida, situando-se na grandeza de micro-volt. Para que esse sinal seja utilizado, é necessário uma amplificação do mesmo devido ao elemento que irá produzir o som num processo inverso, ou seja, a produção de ondas mecânicas no ar através de sinais elétricos, requer uma amplitude elevada situando-se na grandeza de volt para acionar esse transdutor, o alto-falante.
Como a geração de energia que utilizamos provém de geradores de corrente alternada, a conversão para corrente contínua só é possível graças ao diodo, que é a sua aplicação primária presente em todos os equipamentos eletrônicos que requer uma alimentação na rede de energia.
O circuito mais simples de retificação, chamado de retificador de meia onda, requer apenas um diodo para fazer essa conversão de corrente alternada para contínua.
Nesta prática, será observada o