Relatorio dispensa estagio técnico refrigeração
ORDEM DE SERVIÇO
Vitória
2012
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI
ORDEM DE SERVIÇO
Trabalho apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Mecânica.
Vitória
2012
1. DEFINIÇÃO
A ordem de serviço é um documento que tem a função de emitir comunicações internas em uma empresa a respeito de um trabalho que precisa ser efetuado.
Também pode ser definida como contrato a curto prazo entre o fornecedor de serviços e o contratante de serviços, em que serviços únicos são especificados em uma ordem e para o qual o faturamento relacionado ao recurso é executado na conclusão. É necessário que a ordem tenha número e data, a qual é colocada antes do nome de quem assina, com indicação do cargo.
2. ESTRUTURA
Uma ordem de serviço contém operações que descrevem as etapas de trabalho individuais. Uma operação pode ser dividida em suboperações se forem necessários maiores detalhes.
As operações podem ser executadas seqüencialmente, em paralelo, ou em sobreposição de um ao outro. Sua seqüência temporal é definida através de relações.
As operações e suboperações podem ser processadas interna ou externamente.
Uma operação ou suboperação a ser processada internamente refere-se a um centro de trabalho responsável pela sua execução. As necessidades de capacidade para a execução da operação ou da suboperação podem ser planejadas.
Os serviços definidos para uma operação externa são solicitados através do departamento de administração de compras.
Os materiais de reposição e os utilitários são necessários para poder planejar os serviços na operação.
3. CARACTERISTICAS
A Ordem de serviço Suas compõe-se de:
3.1 FORMA 1
• Logomarca e