Banco de dados oracle
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – EspecÍfico
KAIO ROBERTO DA MOTTA JORGE - 209032011
portfólio 1
Introdução a Banco de Dados
...............................................................................................................................
Guarulhos
2011
KAIO ROBERTO DE MOTTA JORGE
portfólio 1
Introdução a Banco de Dados
Trabalho apresentado ao Curso de Redes de Computadores da Faculdade ENIAC para a disciplina Sistemas de Informação.
Prof. Lúcio
Guarulhos
2011
1) O que é SGA?
R: Toda instância tem sua própria SGA. Quando uma instância é iniciada, é alocado um espaço de memória na SGA e compartilhada. SGA não pode ter swapped e nem pode ser paginado. A finalidade da SGA é armazenar dados na memória para acesso rápido.
2) O que é PGA?
R: O PGA ( Program Global Area )- é uma área da memória deticada exclusivamente para cada processo Oracle. ( entenda que o processo pode ser uma conexão ao banco )
Normalmente nesta sessão de memória encontramos: * Área de SQL: área onde os queries , binds e demais atributos de queries executadas permanecem; * Memória de Sessão: onde os valores das variáveis ( deste processo ) residem.
Simplificando, cada vez que voce conecta a um banco de dados Oracle, uma área de memória no servidor ( PGA ) será dada exclusivamente para voce. Porém tudo que vc executar no servidor usará a memória dedicada a instancia ( SGA ).
3) O que é processos de Background?
R: O processos de Background são composto em 5 processos.
DBWn (Database Writer) - O processo servidor registra alterações em blocos de undo e de dados no cachê de buffer do banco de dados. Grava os buffers sujos do cachê de buffer do banco de dados nos arquivos de dados. Essa estratégia garante que um número suficiente de buffers livres esteja disponível no cachê de buffer