Relatorio Densidade
QUÍMICA EXPERIMENTAL
DENSIDADE
CLARIANA GONÇALVES MAGALHÃES
CLEIDE DE OLIVEIRA SOUZA
EVALDO CÉSAR
2012-1
CAMPO GRANDE
1 – OBJETIVOS
Determinar, através da medida de sua massa e volume, a densidade dos materiais. 2 – INTRODUÇÃO
A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, onde é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica.
A densidade é dividida como sendo a razão entre a massa de uma substância e o volume ocupado por esta massa.
Densidade = A densidade dos sólidos nem sempre é maior que a dos líquidos e também as dos gases. Ou seja, para medirmos a densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida por uma balança.
Os sólidos contém consistência muito alta na qual vai resultar uma grande quantidade de massa num volume pequeno, pois suas moléculas se encontram muito unidas uma das outras.
E se tivermos densidades diferentes com o mesmo nível de água a maior densidade desloca no menor volume, pois tem mais massa em um volume pequeno. Já nos líquidos que tem densidades menores as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas uma das outras.
A densidade de um corpo depende de vários fatores. O primeiro e o mais importante é de qual ou quais elementos o corpo é constituído. Outro fator que afeta a densidade é a temperatura. O aquecimento provoca na maioria dos materiais, um aumento de volume e isto interfere no valor da densidade. Para os gases, além da temperatura, considera-se também influência da pressão. Mudanças de estado físico também provocam alterações no valor de densidade de uma substância.
3 – MATERIAIS E REAGENTES
Proveta de 250 mL;
Balança analítica;
Placa de Petri;
Água destilada;
Alumínio;
Inox;
Cádmio;
Vidro.
4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente determinou-se a massa da amostra de alumínio através da