relatorio densidade
Determinar a densidade de metais através do método de pesagem e comparar os resultados obtidos com os valores calculados a partir do estudo de sistemas cristalinos.
2 - Introdução
Determinar a densidade de sólidos pode ser muito simples se o objeto se apresentar numa forma geométrica regular,pois assim o seu volume e massa podem ser fácil e rigorosamente determinados.Este relatório tem a missão de especificar a prática de Cálculo de Densidade realizado em laboratório.
3 - Revisão Temática
3. 1 - O que é densidade O termo densidade representa uma relação entre a massa de uma substância e o volume desta substância. Assim, quanto maior for a densidade de um corpo maior será sua massa por unidade de volume. A densidade geralmente é expressa na Química em gramas por mililitros (g/mL) para referir-se a substâncias no estado líquido, e em gramas por centímetros cúbicos, para referir-se à objetos no estado sólidos.
A densidade absoluta (ρ) de uma substância é definida [2] como a relação entre a sua massa e o seu volume: ρ = m/v
A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
A densidade relativa d = ρ/ ρ0 de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg dm-3 (equivalente a 1,000 g cm-3) a 4°C, dado por ρ0 = ρ (H2O , 4ºC) .
No caso de gases, a densidade relativa é tomada em relação ao ar ou ao hidrogênio.
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro (ou de ligas desse metal), pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na