Relatorio de visitação ao museu da língua portuguesa
O Museu é dividido em diversos ambientes onde podemos conhecer um pouco mais da história da língua portuguesa. Ao entrarmos no primeiro andar de exposição nos deparamos com um telão com 106 metros de extensão com projeções simultâneas de artistas como: Roberto Carlos, Ana carolina, Gilberto Gil, entre outros. no ambiente seguinte uma linha do tempo com recursos interativos, sala com telas interativas onde o visitante pode brincar com a formação das palavras e saber sua origem e significado, as várias linguagens das tribos índigenas a influência do inglês e do francês que vem importando nós últimos séculos inúmeras palavras sedutoras, imantadas de riqueza e cultura. A língua portuguesa e espanhola são muito parecidas. Elas compartilham a maioria das palavras de seu vocabulário. Água, mar, sol, dia são palavras tão portuguesas como espanholas.
Nossa língua, o português brasileiro, é fruto de uma longa história. Criação coletiva que afirma e expressa nossa identidade ela está todo o tempo sendo reinventada por nós: nas roças, nas ruas e favelas, em nossos ritmos e ritos, nos poemas e nas canções. Todos somos autores de nossa língua, todos somos seus alunos e professores. Nossa língua portanto é nosso melhor retrato.
No andar seguinte há uma sala de projeção onde podemos assistir a um filme de aproximadamente 10 minutos sobre a origem da Língua Portuguesa falada no Brasil, e também uma sala onde são realizadas projeções no teto e nas paredes como se fosse um “planetário da Língua” composto por essas imagens e