Relatorio de visita técnica aterro sanitario
CURSO TECNICO EM MEIO AMBIENTE
DISCIP. DE POLITICA E GESTAÕ DE RESIDUOS SOLIDOS
RELATORIO DE VISITA TECNICA
No dia quatro de setembro de dois mil e dez os alunos do curso técnico de engenharia ambiental estiveram visitando o aterro sanitário hoje é controlado pela empresa meio oeste engenharia que administra o lixão, pois antes era a prefeitura que administrava, ao chegar no aterro vi muito lixo que poderia ser reutilizado para a reciclagem como papel , plástico, latas etc. No passar de um tempo comecei a perceber que algumas valas estavam sendo cobertas, pois já, pois já existiam uma ou mais valas fechadas, estas valas medem aproximadamente 7mt (sete metros) de profundidade e 2,000m² (metros quadrados ), elas são enchidas com os resíduos coletados na cidade.
Quando a prefeitura constrói o aterro ela projeta este aterro para aproximadamente 20anos de vida útil este aterro foi construído em 2001(dois mil e um).
Conversando com o funcionário Vilmar perguntei a ele se era tudo dentro das normas da Fátima, pois a engenheiro responsável era o Sr: Andre Klein que orientou os trabalhos.
Visualizei 3 (três) lagos de tratamento que ficam a 350(trezentos e cinquenta metros) de altura do rio, os dois primeiro tem profundidade de 3 metros o ultimo mede 4 metros.
Uma parte do Chorume é bombeado em cima do resíduo para acelerar o processo de decomposição, o tempo de residência do chorume em cada lagoa é de 2 a três horas no ultimo até ir para a ETE (estação de tratamento de efluentes)
Na ETE, o chorume que chega é misturado ao sulfato de alumínio (isento de ferro) passa pelo floculador tipo de labirinto e desce para o decantador então sai para o filtro de carvão ativado que contem areia, brita e carvão.