relatorio de visita de estudo ao congresso
Relatório
Ao entrar na sala do Congresso encontrei esta repleta, o que é admirável, visto ser esta grande e com um número significativo de lugares sentados.
Este evento realizou-se na Vila de Reguengos de Monsaraz enquadrada na melhor região vitivinícola para visitar.
O Programa do Congresso se estendeu pelos dias 30 e 31 de Outubro, mas nós os alunos do Curso de Turismo e Ambiente da Cevalor, fomos assistir somente no dia da abertura.
Deram-nos o programa e com ele na mão ficamos a saber, todos os horários , bem assim como os temas que iriam ser abordados e seus principais eixos temáticos, o painel de oradores e moderadores.
A abertura foi muito feliz, pois vimos um vídeo clip promocional, Alentejo tempo para ser feliz, interessante ver o que este Alentejo tem para mostrar, mesmo a uma turista inglesa distraída.
Abriu então a sessão protocolar onde falaram o Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz e o Presidente da Entidade Regional de Turismo Do Alentejo.
O Presidente da Edilidade como bom autarca nos mostrou o que de melhor a sua terra tem para oferecer a quem a visita, a Excelência como frisou baseada na qualificação, para atrair uma nova geração de turistas mais exigente, melhores turistas, mais qualificada e informada dos locais que irá visitar, então frisou a importância da busca de uma identidade própria para estes destinos no sentido de obviarmos à desertificação só a aposta na marca Alentejo uma marca forte, pode ter presença nos mercados internacionais.
Relançou o desafio de mais produtos turísticos a contrapor aos existentes e para estar no mercado é necessário ter produtos portanto é preciso estruturar a oferta.
O Presidente Ceia da Silva, precisou que o Turismo em Espaço rural precisa de uma agenda para os próximos 5 anos numa lógica de internacionalização do turismo, referiu a aposta no turismo de natureza, qualificação dos restaurantes, qualificar a Costa Alentejana, nova estratégia turística