Parque dos Falcões
1. Introdução
O parque dos falcões localiza-se em Itabaiana, aos pés da serra, no estado de Sergipe. O lugar é o primeiro parque de conservação de aves de rapinas do Brasil. Sua popularidade chegou a vários países de todo o mundo. Este é dos únicos do país que possui autorização do IBAMA para a criação de aves de rapina. E também é o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul.
O instituto cuida de mais de 300 aves, de 32 espécies, entre corujas, gaviões, falcões e urubus, com o objetivo de protegê-las e conservá-las.
Conhecer o Parque dos Falcões também foi um presente. É o tipo de lugar encantador que possui uma energia especial, é necessário ir lá pra saber do que se fala. É um lugar magnífico, extraordinário, pois o Percílio faz com que ele seja assim.
2. Desenvolvimento
O parque foi criando em 2000, por José Percilio Costa, esta instalado numa área de 17 hectares, e tem como objetivo preservar, salvar e proteger as aves de rapinas. O parque é dos únicos do país que possui autorização do IBAMA para a criação destas aves de rapina em cativeiro e por isso se tornou conhecido por muitos biólogos, estudantes, turistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É também o primeiro parque de conservação de aves de rapinas do Brasil.
As mais de 300 aves de varias espécies que moram no Parque são sustentadas por ONGs, ecoturismo e as viagens que o Percílio o criador do parque faz por lugares de todo o mundo. Estas consomem por semana cerca de 300 codornas, 150 pintos e 50 quilos de carne, além de ração.
No Parque também existem biólogos e veterinários para cuidar das aves. Além disso, há voluntários que aprendem a cuidar dessas aves com muito amor, carinho, este é um trabalho que exige dedicação. Segundo Alexandre, um dos treinadores, “cada ave tem seu próprio temperamento, seu jeito de agir,caçar...”. Ele também disse que “as fêmeas são mais fortes que os manchos, e se ela estiver